Embrace: a prática e o desafio da aceitação corporal.
- IniciativaCorpoles
- Dec 9, 2018
- 2 min read
Updated: Dec 10, 2018

Hoje viemos falar um pouquinho sobre Embrace, um documentário de 2016 roteirizado e dirigido por Taryn Brumfitt, uma escritora e diretora australiana que tornou-se um destaque mundial após a publicação de uma foto estilo 'antes e depois', trazendo a tona a discussão sobre imagem corporal e aceitação.

Taryn nos conta que cresceu como uma mulher com uma imagem corporal razoavelmente saudável, mas que foi desestabilizada após o nascimento do primeiro filho. As mudanças fisiológicas pelas quais seu corpo passou no período pós-parte chocaram Taryn como um baque inicial, incentivando-a a retomar a estrutura corporal que possuía antes da primeira gravidez.
Nos três anos seguintes, Taryn teve mais dois filhos, e sua percepção corporal piorava gradativamente. A repugnância e frustração derivada do novo corpo que abrigava Taryn a levou a considerar uma cirurgia plástica.
Mas então, houve uma hesitação por parte da mulher ao pensar na enorme influência que isso teria na visão de sua filha, Mikayla, sobre o próprio corpo. Uma importante mensagem de autoaceitação estaria perdida no momento em que fizesse a operação, e era inegável a Taryn considerar que a opção de mudar o próprio corpo também afetava que sua filha quisesse mudar o dela futuramente.
Após desistir da cirurgia, Taryn passou por um momento de crise, onde sentia-se presa ao próprio corpo e ao aspecto que este tomara, e que não a agradava.
Então passou por um treinamento físico intenso, mudando completamente seu estilo de vida para que pudesse participar de uma competição body builder, visando compreender a real sensação de ter um corpo perfeito, e se era isto que lhe faltava para que fosse verdadeiramente feliz.
Chegando ao objetivo, Taryn passou por mais um choque ao perceber que, mesmo com o corpo perfeito que tanto almejava, não era verdadeiramente feliz, assim como as demais mulheres com o mesmo condicionamento físico também não estavam satisfeitas com o próprio corpo.
Depois disso, retomou sua rotina com uma nova visão sobre o próprio corpo. Uma visão de acolhimento ao corpo a qual pertence.
"Correr colina acima e chegar ao topo era bom por causa das endorfinas e de ser ótimo estar junto da natureza, e não devido ao número de calorias que queimei" - Taryn Brumfitt

Os temas abordados pelo documentário são amplos, indo desde a influência do meio midiático na autoestima e a importância da diversidade neste meio até a erotização e objetificação feminina e distúrbios alimentares.
"A nossa cultura desvaloriza as mulheres pelo aspecto" - Mia Freedman, cofundadora da Mamamia Womans Network
Pessoalmente, considero Embrace um documentário de fundamental importância, sendo um dos mais completos no assunto percepção corporal de sua época. Com seu incrivelmente variado leque de abordagens - todas realizadas da forma mais suave e informativa possível - e englobando diversos aspectos da vida onde a imagem corporal deve ser debatida e representada, Embrace é um documentário para todxs. Tanto seus dados quanto suas entrevistas são assertivos, além de ter uma apresentação delicada e equilibrada. Não é perfeito, mas com certeza nos traz uma reflexão valiosa.

- Documentário disponível na Netflix ;)
Comentarios